sexta-feira, agosto 06, 2010

Falta de educação x Violência

O crescente aumento das desigualdades sociais contribue consideravelmente para a extensa violência que assusta o país, mas não há nada que a justifique melhor do que a falta de educação.
A violência não é um assunto que se restringe a um grupo social, ela independe de qualquer característica fenotípica e hierárquica dos cidadãos. Pode-se constar isso através dos noticiários, onde sempre aparecem histórias de pessoas que aparentemente são do bem e que possuem poder aquisitivo e , por causa de violência, acabam sendo presos. Alguns casos de violência gratuita entre outros milhões que acontecem por minuto em todo país.
O grau de instrução de um indivíduo não provém apenas do ensino escolar que, diga-se de passagem, é um sistema muito carente e falho, e que vem deixando uma lacuna enorme na formação do caráter do mesmo. Lacunas estas que deveriam ser preenchidas também pelo convívio do próprio indivíduo no sem âmbito familiar. A ausência e/ou a displicência dos familiares, pode causar transtornos de humor e transformá-los em agressores em potencial.
Educação vem desde casa e os pais devem fazer sua parte. Assim como os governantes do país também deveriam fazer, começando por educar as instituições escolares não apenas para os ensinos didáticos, mas principalmente para os ensinos sociais. Além de disponibilizar mais vagas e atenção às escolas públicas.
Educação não é apenas um bem individual, é um bem à sociedade.

Nenhum comentário: