quinta-feira, julho 03, 2008

John Lennon - uma idolatria demasiada ou outra teoria conspiratória?

Como conseguimos entender e explicar a morte de John Lennon? Não é tão simples falar do meu maior ídolo. Desde a infância eu procuro entender o fato de John Winston Lennon, ter falecido 8 anos antes de minha existência. Sequer esperou que eu o conhecesse para partir, e mesmo assim, ele faz com que eu sinta uma nostalgia imensa por uma época que não vivi.
John era uma pessoa incapaz de fazer mal a qualquer ser humano. Era a pessoas mais passiva. E mais exemplar que o Bono, quanto a Paz Mundial. No entanto, foi assassinado brutalmente por Mark David Chapman, no dia 08 de dezembro de 1980, em frente ao edifício Dakota, onde morava em NY.
Champman alegava que seu livro, "O Apanhador no Campo de Centeio", foi uma grande inspiração para o ocorrido, pois ele se identificava com o menino revoltado que odiava falsidade. Apesar de fã, achava John falso pelos temas retratados em suas composições, sobre pobreza, fome, miséria, como se o mesmo sofresse disso. Acredito que a explicação seja de idolatria demasiada, pois acreditem, é um problema que foi caracterizado pela psiquiatria como distúrbio de esquizofrenia.
Existem algumas teorias que dizem que a CIA tinha envolvimento com o assassinato de John. Teriam feito uma lavagem cerebral no assassino, pois classificavam John como um subversivo. Era ele que ajudava a sociedade a ficar mais crítica nas questões políticas. A própria CIA tem papéis que comprovam o rótulo à John.
Outra teoria diz que Paul morreu e John armou tudo, agora ele está vivo, ocupando o lugar de Paul por aí. Para mim, nenhuma das duas teorias têm bons fundamentos. Mas, o que será que realmente acontecera a John naquela noite? Dizem que ele cuspiu até um pedaço de roupa no meio de tanto sangue. MALDITOS TIROS!
Entre tantas dúvidas, só consigo acreditar que há uma única conspiração: viver.

4 comentários:

Sophia Jares disse...

Vocês brincam com a minha capacidade de pensar!

Médici disse...

Se a conspiração é viver, o amar seria um detalhe ou uma grande e engebrada sucessão de planos e estratégias para coexistir junto do objeto amado?

Harold disse...

Querida Sophia!
Já ouvi e li muitos comentários sobre conspirações na morte de Lennom. Nenhum deles me interessa. Lamento a morte dele. Mas procuro pensar com carinho e respeito na sua imagem e nas suas composições.
Ele era um cara muito autêntico. Isto tem muito valor para mim.
Um dia lhe mostrarei dois textos que escrevi em sua memória.
Beijos e saúde!!!

Ivan Daniel disse...

E a teoria de que o Paul morreu antes do lançamento do Sgt. Peppers e outro assumiu sua identidade? A capa do disco é cheia de mensagens subliminares, inclusive da suposta morte do Paul.

Ansiedade

É como se tivesse recebido a pior notícia do mundo. Parece que te puxam o chão, bate a tontura, o corpo inteiro treme, a voz não sai, o peit...